Minicursos

Minicursos

Submissão de Propostas: 22/02/2015 (adiado) => 08/03/2015 (Último adiamento)
Notificação aos Autores: 20/03/2015
Entrega da Versão Final: 12/04/2015

Os minicursos são eventos de curta duração que visam apresentar uma visão geral de um tópico de pesquisa ou tecnologia que seja de interesse das comunidades de um determinado evento de forma prática e didática. Com isso, o ouvinte tem a oportunidade de aprender sobre um novo assunto vinculado à sua área de atuação e pode também extrair elementos para serem aplicados em sua pesquisa e/ou prática.

Convidamos então a comunidade à proposição de minicursos para décima primeira edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2015). Os minicursos poderão ser introdutórios ou avançados, e deverão estar relacionados aos tópicos de interesse do Simpósio.

O SBSI

O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é um evento para apresentação de trabalhos científicos e discussão de temas relevantes na área de Sistemas de Informação (SI), aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários da comunidade de SI.

SI são estratégicos para as organizações contemporâneas, pois automatizam processos de negócios, construindo vantagem competitiva por possibilitar análise de cenários, apoio aos processos de decisão, além da definição e implementação de novas estratégias organizacionais. SI constituem uma classe abrangente de sistemas, envolvendo elementos de hardware, software e pessoas.

As pesquisas em SI são inerentemente multidisciplinares, envolvendo as áreas da Ciência da Computação, Matemática, Ciência da Informação, Administração, Comportamento Organizacional, Psicologia, entre outras. A aplicação dos diversos domínios de conhecimento em soluções para problemas em SI motivam a realização e a temática deste evento, avançando o estado da arte no país, e criando um marco divisor nas pesquisas em aspectos sociotécnicos da computação no Brasil.

Em 2015 o SBSI ocorrerá na cidade de Gioânia – GO entre os dias 26/05/2015 a 29/05/2015, tendo como tema principal “Sistemas de Informação: A Visão Sociotécnica da Computação” com o objetivo de aprofundar as discussões sobre a associação entre as dimensões social e técnica do SI, que nesta perspectiva passa a materializar uma área abrangente de conhecimento e pesquisa, culminando em uma abordagem sociotécnica para o contexto da computação.

Escopo e Público-alvo

Os minicursos a serem apresentados no SBSI 2015 têm como público-alvo estudantes de graduação e de pós-graduação, além de profissionais da indústria, e podem cobrir tanto conceitos e aspectos fundamentais (minicursos introdutórios) como tecnologias emergentes (minicursos avançados) em Sistemas de Informação. Embora não obrigatório, há um interesse especial nesta chamada por minicursos que abordem conteúdos relacionados ao tema principal do evento.

Submissão de Propostas

As propostas de minicursos deverão ser enviadas eletronicamente através da Trilha “SBSI 2015 – Minicursos” do sistema JEMS da SBC.

A submissão dos Minicursos ocorrerá em duas fases. Na primeira fase, uma proposta do minicurso deverá ser apresentada para avaliação e na segunda fase, o conteúdo do minicurso deverá ser submetido.

Formato

Na primeira fase, a proposta do minicurso deverá ser escrita em Português e ter no máximo 4 páginas, incluindo as seguintes informações:

  • Título, autores e filiação do(s) autor(es);
  • Resumo com no máximo 200 palavras;
  • Descrição incluindo objetivos e requisitos técnicos (equipamento e “software”), indicando o escopo (introdutório ou avançado);
  • Metodologia/abordagem didática a ser empregada;
  • Tempo para a realização do minicurso (de 4 ou 8 horas);
  • Relevância para o SBSI 2015;
  • Esboço contendo os tópicos principais e o conteúdo programático;
  • Referências bibliográficas principais;
  • Mini Curriculum do(s) autor(es).

Os minicursos aceitos na primeira fase deverão submeter, nos prazos fixados, os “slides” do minicurso e um resumo estendido seguindo o modelo para publicação de artigos da ACM - ACM SIG Proceedings Templates: http://www.acm.org/sigs/publications/proceedings-templates, contendo no máximo 6 páginas, em Português.

O resumo estendido deve abordar um resumo do conteúdo programático proposto na Fase 1 com as respectivas referências bibliográficas, e será publicado nos Anais do evento como artigo curto.

Os minicursos serão apresentados em sessões de duas horas de duração. Os slides serão disponibilizados nos CDs de Anais e/ou no website do Simpósio.

Tradicionalmente, o SBSI tem conseguido financiar o transporte (dentro do Brasil) e hospedagem de um dos autores dos minicursos aceitos. A organização tentará viabilizar este apoio novamente nesta edição.

Em caso de dúvidas, entre em contado com a Coordenação de Minicursos do SBSI 2015: