EISI 2015

Datas importantes:

Submissão de Artigos: 20/02/2015 => 06/03/2015 => 27/03/2015 (Novo e último adiamento)
Notificação aos Autores: 13/04/2015 => 20/04/2015 
Entrega da Versão Final: 26/04/2015
Realização do SBSI 2015: 26/05/2015 a 29/05/2015

II Encontro de Inovação em SI (EISI) é uma proposta do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, com objetivo de possibilitar o contato, discussão e alinhamento de visões entre os problemas e soluções encontrados pela Indústria e pela Sociedade e aqueles abordados pela Comunidade Científica, no que se refere à modelagem, ao desenvolvimento, ao uso e ao gerenciamento de Sistemas de Informação.

O EISI pretende:

  • Identificar desafios e problemas enfrentados pelas empresas e organizações atuais cuja solução exige ações de pesquisa e desenvolvimento;
  • Mapear junto à comunidade científica em SI pesquisas em desenvolvimento com potencial de aplicação na solução prática dos problemas identificados;
  • Promover o contato, discussão e alinhamento de visões sobre os problemas e suas soluções entre representantes de empresas, instituições e pesquisadores na área;
  • Delinear ações conjuntas de pesquisa, prática ou inovação entre os participantes do EISI;
  • Contextualizar as ações de articulação em potencial às principais estratégias de fomento à inovação e pesquisa nacionais e internacionais.

Neste ano, o objetivo do EISI será discutir os caminhos da comunidade científica em SI para o desenvolvimento de ações de inovação. Por meio de painéis, minicurso, palestras e mesas de discussão, o EISI pretende abordar assuntos como: propriedade intelectual, patentes, processos de co-desenvolvimento academia-indústria e linhas de financiamento.

Em 2015, o EISI pretende também avançar na criação de uma visão comum dos temas e desafios estratégicos para investimento da comunidade científica de Sistemas de Informação no que se refere à inovação. Para isso, foram identificados os temas e desafios atuais de inovação em SI com base nos principais programas de fomento nacional ao desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil (ex. TI-Maior, Programa Nacional de Pós-Graduação, Grandes Desafios da Computação) e nas visões e tendências sociais e de mercado internacionais (Gartner Hype Cycle).

Convidamos a comunidade científica em Sistemas de Informação a enviar propostas de projetos com cunho de inovação que envolvam prioritariamente os seguintes temas:

  • Big Data e Ciência de Dados: desafios na armazenagem, tratamento e gerência de grandes volumes de dados. Análise, interpretação e visualização de dados, aplicações para domínios específicos (educação, análise de dados científicos, governo, cidades inteligentes, saúde, serviço a clientes etc).
  • Educação e Gestão de Conhecimento: processos e aplicações para E-learning; memória e aprendizado organizacional; apoio à colaboração; organização da informação. Neste item também tratamos a gestão pessoal, através de sistemas ‘Virtual Personal Assistants’.
  • Internet das Coisas e Ambientes Inteligentes: projeto de serviços, arquiteturas e aplicações relacionados à interoperação de objetos e sistemas de informação; processos e aplicações visando segurança, conforto, automação e privacidade de ambientes.
  • Computação afetiva: Técnicas, métodos e aplicações relacionados à detecção das emoções, dados afetivos, sentimentos e ou personalidade de usuários.
  • Interface Humano-Computador e ‘Gamificação’:Técnicas e aplicações para viabilizar, estimular ou melhorar o uso de  dispositivos ou sistemas computacionais, de maneira que eles sejam simples, seguros e agradáveis.
  • Interoperabilidade de Dados: aplicações em governo e negócios; técnicas de integração de dados e web semântica; uso e governança de dados abertos.
  • Mobilidade: design de interfaces; aplicativos e seus processos de desenvolvimento; aplicações em domínios específicos (cidades inteligentes, segurança, emergências etc); privacidade e segurança.
  • Nuvem: gerenciamento de segurança; privacidade e ‘compliance’; modelos e paradigmas de desenvolvimento; composição e orquestração de serviços; gestão de processos de negócio.
  • Plataformas Abertas: abordagens de desenvolvimento de SIs em plataformas abertas; aplicações em domínios específicos. 
  • Redes Sociais: métodos, técnicas e ferramentas mineração, análise e visualização de Rede Sociais; métodos, técnicas e ferramentas de análise de conteúdo social.
  • Segurança da Informação: segurança de dados e aplicações; gestão de segurança da informação.
  • Automação Industrial: Sistemas de Automação Industrial (manufatura, gestão operacional, planejamento e logística), convergência e integração de Tecnologia da Informação e Tecnologia da Automação, análise de dados em automação industrial (aplicações de big data e analytics).

As propostas serão avaliadas por um comitê formado por representantes de empresas, centros de pesquisa, especialistas em inovação e pesquisadores. As propostas selecionadas serão apresentadas durante o evento, no dia 29.05.2015, em Goiânia, onde os pesquisadores terão a oportunidade de discutir as propostas apresentadas, tirar dúvidas e receber indicações sobre como aprimorar seus projetos e eventualmente identificar a viabilidade de parcerias para desenvolvimento dos projetos.

Instruções para Submissão de Trabalhos

As submissões devem apresentar tamanho máximo de 4 páginas, devem seguir o modelo de submissão de propostas e devem ser feitas na plataforma JEMS. Apenas serão aceitas propostas em PDF.

As propostas serão avaliadas principalmente do ponto de vista de seu potencial para inovação, o potencial interesse das empresas e do mercado; seu alinhamento com a área de Sistemas de Informação; sua pertinência aos temas da chamada; a clareza de sua descrição e a experiência da equipe proponente com a área de pesquisa.