Bem-vindo ao XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

 
"In Cooperation with ACM SIGAPP and SIGMIS; an AIS Affiliated Conference".
 

De 26 a 29 de maio de 2015 Local: Centro de Aulas D - UFG - Goiânia Praça Universitária, Setor Leste Universitário

 

Sistemas de Informação: A Visão Sociotécnica da Computação

"A partir deste ano, o SBSI é uma conferência em cooperação com a ACM, atráves do ACM SIGMIS e do ACM SIGAPP, de modo que os artigos aceitos nas trilhas do evento principal serão indexados por esta base. Adicionalmente, o SBSI tornou-se também uma conferência afiliada à AIS, a Association for Information Systems." 

O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é um evento para apresentação de trabalhos científicos e discussão de temas relevantes na área de Sistemas de Informação (SI), aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários da comunidade de SI.

SI são estratégicos para as organizações contemporâneas. Eles automatizam processos de negócios, construindo vantagem competitiva por possibilitar análise de cenários, apoio aos processos de decisão, além da definição e implementação de novas estratégias organizacionais. SI constituem uma classe abrangente de sistemas, envolvendo elementos de hardware, software, e pessoas.

Esta edição do SBSI volta suas atenções para o terceiro elemento do tripé que constitui os sistemas: o aspecto humano, em seus espectros social e técnico. A dimensão social envolve todo o conjunto de práticas e cultura instaurados no ambiente de trabalho em que o SI está implantado, abrangendo desde a interação social promovida pelo sistema e/ou motivada por ele, até a interação entre o usuário e o sistema em si. O aspecto técnico envolve as metodologias, processos, ferramentas, e funcionalidades que dão suporte adequado ao funcionamento do SI, e ao modo como o caráter técnico do SI é construído.

O tema deste ano procura aprofundar as discussões sobre a associação entre as dimensões social e técnica do SI. O SI, a partir desta perspectiva, passa a materializar uma área abrangente de conhecimento e pesquisa, culminando em uma abordagem sociotécnica para o contexto da computação.

As pesquisas em SI são inerentemente multidisciplinares, envolvendo as áreas da Ciência da Computação, Matemática, Ciência da Informação, Administração, Comportamento Organizacional, Psicologia, entre outras. A aplicação dos diversos domínios de conhecimento em soluções para problemas em SI motivam a realização e a temática deste evento, avançando o estado da arte no país, e criando um marco divisor nas pesquisas em aspectos sociotécnicos da computação no Brasil.

Do ponto de vista científico, a principal contribuição do SBSI é a apresentação e publicação de artigos científicos que incluem os resultados dos trabalhos de pesquisa realizados pela comunidade brasileira, ou por pesquisadores estrangeiros interessados em divulgar sua pesquisa no Brasil. Esses artigos passarão por um rigoroso processo de seleção em que são avaliados por pelo menos três revisores. Além de apresentados durante o congresso, estes artigos serão também publicados nos Anais que acompanham o material a ser entregue aos participantes.

A programação do SBSI 2015 contará com diversas atividades que se destacam pelo seu alto nível técnico-científico e que cobrem diferentes aspectos, incluindo:

  • Sessões técnicas para a apresentação dos artigos científicos selecionados;
  • Palestras convidadas com especialistas nacionais e internacionais;
  • Painel com representantes da academia, indústria e governo;
  • Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI);
  • Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI);
  • Minicursos Selecionados;
  • Trilha de Gestão de Processos de Negócio (BPM);
  • Trilha de Sistemas de Governo Eletrônico (SIG);
  • Trilha de Educação em Sistemas de Informação (ESI);
  • Trilha de Aplicativos de SI e Ferramentas (ASI);
  • Trilha de Relatos de Experiência em Sistemas de Informação (RESI);
  • Encontro de Inovação em Sistemas de Informação (EISI).

O SBSI 2015 será realizado durante quatro dias. É esperada a participação de alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e praticantes da indústria. Além disso, pesquisadores nacionais e internacionais serão convidados para ministrar palestras sobre tópicos atuais para a área, principalmente no tema do SBSI 2015 – Sistemas de Informação: Uma Visão Sociotécnica da Computação.